QUEM SOMOS    PRODUTOS    COTAÇÃO   DICAS DE FORMULAÇÃO    NOTÍCIAS    LINKS    CONTATOS
BUSCA DE PRODUTOS
 
 
CERCO AO FORMOL
Cerco ao formol
Proibido como ativo em alisamentos, como conservante em produtos de limpeza e de ser comercializado no varejo, o formol é alvo até de projeto de lei para ser banido dos cosméticos
A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - já proibiu o uso do formol ou formaldeído como ativo nos produtos para alisamento de cabelos. A substância também não pode mais compor as fórmulas de produtos saneantes. No Brasil, a Anvisa permite sua aplicação nos limites máximos de 0,1% para os produtos de higiene oral, 0,2% nos demais itens de higiene e cosméticos e 5% como endurecedor de unhas.
Uma decisão mais recente (RDC 36/09), aprovada pela Diretoria Colegiada da Anvisa, publicada em junho, proíbe a venda do formol em farmácias, supermercados, lojas e outros estabelecimentos. A medida foi tomada para coibir o uso do produto em procedimentos estéticos, como é o caso da escova progressiva.
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Carlos Bezerra, aguarda deliberarão para banir definitivamente o formaldeído da composição de produtos cosméticos e de higiene pessoal. A iniciativa do deputado é justificada pelo potencial tóxico da substância, que é apontada como potencialmente cancerígena.
Fonte Revista - H&C - Household & Cosméticos
    
 
 
Todos os direitos reservados - Suiça Produtos Químicos - 2025